Durante os quatros anos iniciais da existência do Grupo de Estudos de Psicanálise de São José do Rio Preto e Região ocupei o cargo de Secretário Geral, trabalhando com a equipe de diretores que deram o formato administrativo da nossa Instituição, inserindo-a no contexto de nossa região e no movimento psicanalítico brasileiro e mundial.
No início de 2022 fui eleito para a função de presidente. Recebi esta tarefa com orgulho e serenidade em saber que já temos uma instituição forte, sólida e organizada, cumprindo sua missão. Em uma vertente, agregamos e estimulamos os 33 colegas psicanalistas a se manterem em desenvolvimento constante, requisito básico para exercer a “profissão impossível” de se ser psicanalista. Em outra vertente, iniciamos a formação de novos e futuros psicanalistas através do nosso Instituto, dando sequência assim ao legado de Sigmund Freud que desde 1910 criou a IPA como instância de divulgação, formação e acolhimento do movimento psicanalítico mundial.
Entre nossos membros contamos com diversas atividades de estudo, trocas de experiências e progressão institucional. Para os colegas interessados na compreensão e intervenção no funcionamento mental, realizamos eventos abertos coordenados pelos nossos membros e convidados de outras Sociedades de psicanálise, tanto brasileira quanto estrangeiras.
Trabalhamos para criar ambiente rico, interessante e estimulante, em que a busca pela compreensão da vida psíquica atrai estudiosos e profissionais de diversas áreas, principalmente de medicina e psicologia. Visamos cada vez mais nos inserirmos na prestação de serviço de qualidade e na cultura de nossa região, oferecendo o olhar da psicanálise para o entendimento dos fenômenos clínicos, sociais e culturais.
Ao mesmo tempo em que desejamos inserir a psicanálise no quotidiano da vida da população, também nos preocupamos com os desvios e distorções que temos observado acontecer com nossa ciência. Queremos marcar a diferença entre “ouvir algo sobre a teoria psicanalítica” e ser um psicanalista. Temos rigor na formação, com exigência de análise pessoal; estudo teórico aprofundado e constante; supervisões dos casos clínicos e a troca entre os pares na busca de controle a aprendizagem.
Freud nos legou uma nova ciência e visão de mundo que modificou a humanidade no século passado e que se mantém viva e atual. Somos herdeiros desta responsabilidade e convidamos a todos para que possam se aproximarem de nossos eventos e conhecerem nossa linguagem. Sigam-nos nas redes sociais e cadastrem-se para receberem informações.
Nosso GEP está em nova época, vivo e atuante, ocupando seu lugar de congregar e divulgar a psicanálise em nossa região.